Fale conosco: 41 3247-5700

Driblando a alta da gasolina

30.07.17

As mudanças repentinas no preço da gasolina podem significar mais que uma readequação em seu orçamento. Se você não tem o costume de deixar a manutenção do carro em dia, o peso no seu bolso pode ser maior que o esperado, já que uma série de peças do seu automóvel está ligada ao consumo de combustível. É por isso que vamos falar sobre 5 itens que merecem cuidados especiais em seu veículo.

Pneus

Muita gente passa reto nos calibradores disponíveis nos postos de gasolina, o que é um erro. Andar com os pneus descalibrados diminui a vida útil da peça e ainda prejudica o desempenho de outros componentes do seu veículo.

Balanceamento e alinhamento

Já que estamos falando de pneus, devemos lembrar que o alinhamento e o balanceamento devem ser feitos com certa regularidade, e não somente no momento da troca dos pneus.

Velas

Quando a faísca da vela é fraca, a queima da mistura de ar + combustível não é feita em sua totalidade e o combustível não queimando é jogado para fora do escapamento do seu carro, o que afeta o catalisador.

A indicação é que as velas sejam trocadas a cada 20 mil quilômetros, salvo os modelos que possuem vela de irídio, em que a troca se dá somente a cada 80 mil quilômetros. Neste segundo caso, se há uso de etanol, a limpeza deve ser realizada a cada 20.000 km.

Atenção: fique sempre de olho no acúmulo de impurezas nas velas, corrosão ou sinais de superaquecimento, pois são indícios de que há algo mais grave no motor.

Filtro de combustível

A troca deste item deve ser realizada a cada 10 mil quilômetros – na maioria dos veículos. Caso a troca não seja realizada, não haverá pressão e vazão constantes nos bicos injetores e, em caso de entupimentos, a quantia de combustível será menor, tornando seu motor mais fraco e gerando maior dificuldade ao arrancar, marcha irregular ou lenta.

Filtro de ar

Assim como o item anterior, a troca deva acontecer a cada 10 mil quilômetros rodados em área urbana e 5 mil quilômetros em zona rural. O filtro de ar impede que as impurezas cheguem ao motor e influencia na entrada de ar. O acúmulo de impurezas pode causar entupimento e, consequentemente, prejudicar a potência do carro, levando impurezas para a câmara de combustão.

Dica final

O sistema de Arrefecimento do seu carro também merece atenção especial para que o motor não perca potência devido ao superaquecimento, assim como é importante que você não esqueça o escapamento, pois ele é responsável por controlar a taxa de contrapressão dos gases da exaustão, o que influencia diretamente no consumo de combustível.

Como destacamos em cada item acima, o mau funcionamento destes componentes, ou a troca realizada além do período recomendado, pode significar mais que o maior consumo de combustível, mas, também, um risco para quem utiliza o veículo e também para terceiros. Por isso, mais uma vez, a Ançay Bosch Car Service alerta para a manutenção preventiva e a revisão, com check-up completo.